Estudo Bíblico – Instagram

Clique no sinal de + para ver a resposta

1 - Você sabe qual é o maior best seller da história?

Taí, segundo o Guines Book a Bíblia foi o maior best seller que já houve. Há cerca de 50 anos, a Bíblia se tornou o livro mais vendido no mundo e, desde então, permanece no primeiro lugar do ranking. São aproximadamente 3,9 bilhões de cópias espalhadas pelo planeta traduzidas em mais de dois mil idiomas e dialetos. Em cada país, existe uma Sociedade Bíblica responsável pela garantia da verossimilhança das traduções com o texto original.

A palavra Bíblia significa livros, ela possui 66 livros sendo 39 livros no antigo testamento e 27 livros no novo.  Além disso possui 1.189 capítulos e 31.102 versículos.

Algumas curiosidades sobre a Bíblia:

O menor versículo capítulo da Bíblia é salmo 117 e possui dois versículos e o maior é salmo 119 com 176 versículos.

O versículo que está no centro da Bíblia é salmo 118:8.

Ester 8:9 é o maior versículo da Bíblia;

A lei de Deus está em Êxodo 20, Deuteronômio 5 e Jesus resumiu também em Marcos 12:30-31.

A o nome de Deus aparece 2.658 vezes no novo testamento e 1.170 vezes no velho testamento, num total de 3.828 vezes.

No livro de Ester não aparece o nome Deus em nenhum de seus capítulos.

Há 3.573 promessas na Bíblia e a última delas aparece em Apocalipse 22:12.

 

Pois é, na Bíblia encontramos tudo isso e muito mais. Será que não está na hora de tirar um tempinho lendo este livro?

 

Fonte:  https://www.guiadasemana.com.br/literatura/noticia/os-13-livros-mais-vendidos-da-historia.

https://curiosomesmo.wordpress.com/tag/qual-o-maior-capitulo-da-biblia/

http://biblia.com.br/perguntas-biblicas/biblia/introducao-geral-a-biblia/

2 - Quem foi que escreveu o maior best seller da história?

Hum! Quem já sabe que o maior Best Seller da história foi a Bíblia deve estar respondendo:

– Já sei, foi Deus!

Mas, na verdade, você quase acertou. Sabe por quê?

Exceto pelos Dez Mandamentos que foram escritos pelo próprio dedo de Deus, os demais livros da Bíblia foram escritos, podemos dizer que a “duas mãos”.

Ah! Quer saber como? Se liga!

O autor da Bíblia é Deus, mas não foi Ele pessoalmente quem a escreveu. Essa tarefa foi dada a homens e mulheres que, movidos pelo Espírito Santo, foram aos poucos escrevendo tudo o que a eles era inspirado (ou seja, guiado) que escrevessem.

Na Bíblia lemos, em 2 Timóteo 3:16, que toda a Bíblia é inspirada por Deus e útil para ensinar, corrigir, enfim, mostrar qual a maneira certa de viver.

Por isso dizemos que foi composta “A DUAS MÃOS”: por Deus, que a inspirou, e pelos Seus servos, profetas, que a escreveram. Não sabemos quantos são os autores humanos da Bíblia, mas sabemos que são muitos. Daí afirmarmos que a Bíblia foi escrita em “mutirão”.

Os autores humanos da BÍBLIA não “copiaram” apenas o que Deus “ditou” a eles, mas receberam a inspiração de Deus e usaram as próprias palavras – e dos próprios conhecimentos – para escrever os textos inspirados. Foram cerca de 40 autores longo de 1600 anos.

Imagine um livro que tem uma parte escrita pelo dedo do próprio Deus?! :0

Na boa, acho que tá na hora de conhecê-lo melhor, você não acha?!

Fonte: http://biblia.com.br/perguntas-biblicas/biblia/introducao-geral-a-biblia/

3 - Será que Deus fala com o homem?

Olha… se você acredita na Bíblia, leia o que está em 2 Pedro 1:21 assim:

“Pois nenhuma mensagem profética veio da vontade humana, mas as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus.”

O que isso quer dizer?

Que sim! Ele fala. Hoje Ele fala diretamente com agente através da Sua Palavra, que é a Bíblia. Por isso, é importante que antes de ler a Bíblia você faça uma oração conversando com Deus sobre sua vontade de entender o que Ele quer falar com você.

Afinal, a Bíblia foi feita porque Deus falou com homens que escreveram inspirados por Ele para que soubéssemos sobre Suas vontades, planos, promessas e sonhos para nós.

Ele não ficou ditando para esses homens, claro! Mas falou com eles e deixou que estes usassem suas experiências de vida e seus conhecimentos para que traduzissem sua mensagem para nós.

Ah, aliás, você sabia que a Bíblia está dividida em duas grandes partes; ANTIGO TESTAMENTO e NOVO TESTAMENTO? Pois é, o Antigo Testamento começa com o livro de Gênesis e termina com o livro de Malaquias, já o Novo Testamento vai do Evangelho escrito por São Mateus até o livro do Apocalipse de São João.

Todo esse conteúdo foi escrito o ao longo de muitos anos e preservado para nós. Mas sobre isso falaremos outro dia… rs

E você, tem tirado um tempinho para ler este livro? 😉

Fonte: http://biblia.com.br/perguntas-biblicas/biblia/introducao-geral-a-biblia/

4 - A Bíblia pode ser mudada? Melhor, será que a Bíblia vale até hoje?

Olha que interessante! Você sabia que a própria Bíblia responde essas nossas dúvidas sobre ela mesma. Além disso, quando estudamos alguns registros históricos, suas confirmações ficam ainda mais claras.

Veja como a Bíblia responde a essa dúvida em Apocalipse 22:18-19

“Eu, João, aviso solenemente aos que ouvem as palavras proféticas deste livro: se alguma pessoa acrescentar a elas alguma coisa, Deus acrescentará ao castigo dela as pragas descritas neste livro. E, se alguma pessoa tirar alguma coisa das palavras proféticas deste livro, Deus tirará dela as bênçãos descritas neste livro, isto é, a sua parte da fruta da árvore da vida e também a sua parte da Cidade Santa.”

Tô de cara! Leu só o que eu li…

Pois é, tem gente que até tenta mudar, mas estes sofrerão graves consequências. Saiba que o próprio Deus através da Bíblia deixou várias afirmações de ela não seria modificada e que teríamos meios de saber a verdade, nos seguintes textos:

Além disso, temos mais todos esses versos onde Deus afirma que não permitiria que sua palavra fosse modificada, leia:

Salmos 12:6-719:7-833:1100:5111:7-8117:2119:89,152,160138:2b;

Isaías 40:859:21;

Mt 4:45:18;24:35;

Lucas 16:17;

1 Pedro 1:23,25;

Apocalipse 22:18-19.

Além disso, alguns achados arqueológicos, ajudaram a confirmar a autenticidade da Bíblia. Veja só isso:

A maior evidência histórica da autenticidade bíblica são os Manuscritos do Mar Morto (MM). Os MM são uma grande quantidade de documentos encontrados em várias cavernas próximas ao Mar Morto, na Palestina. Foi provavelmente em 1947 que surgiram os primeiros deles numa caverna em Wadi Qumran, situada nas escarpas ocidentais do norte desse mar. Depois disso, foram achados outros tantos fragmentos de rolos de papiro e até livros inteiros, como o de Isaías. Paul Frischauer escreveu o seguinte em seu livro Está Escrito – Documentos que Assinalaram Épocas (p. 105) sobre o Rolo de Isaías: “O texto mais antigo em língua hebraica, o Rolo de Isaías, encontrado em 1947 em Ain Fekskha, no Mar Morto, provém de uma época ao redor do ano 100 antes da nossa era. Seu conteúdo confere, palavra por palavra, com os trechos textuais correspondentes do Códex Petropolitanus, escrito no ano 916 da nossa era e que, antes do achado de Isaías, era tido como o mais antigo original em língua hebraica do Velho Testamento.”

A esse acervo de documentos deu-se o nome de Manuscritos do Mar Morto. E “os Manuscritos do Mar Morto são, talvez, o acontecimento arqueológico mais sensacional do nosso tempo!”[1] Os estudos demonstraram que esses manuscritos foram escritos no período que vai do século 2 a.C. até o século 2 d.C., portanto, cerca de duzentos anos antes do tempo de Jesus Cristo, e cerca de 1000 anos antes da cópia mais antiga até então.

Fala sério! Com tantas provas de que a Bíblia é um livro confiável, claro que você vai querer conhecê-la melhor. Não é mesmo?! 🙂

Quer saber mais detalhes sobre este assunto? Acesse o link abaixo e descubra outras informações mais profundas sobre o tema.

Fonte:http://biblia.com.br/perguntas-biblicas/biblia/como-saber-se-a-biblia-nao-foi-adulterada-quando-fizeram-sua-traducao-cl/

5 - O que se encontra na Bíblia além de histórias?

Hum! Boa pergunta! Sei que tem gente que gosta de histórias e se liga nas histórias da Bíblia. Mas a Bíblia não é feita só de histórias, na verdade, cada história da Bíblia revela quem é Deus e seu caráter. Isso está escrito em João 5:39

“Vocês estudam a Bíblia porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que falam sobre mim.”

Além disso, embora haja pessoas dizendo que a verdade é relativa, isso não pode ser comprovado. A Bíblia diz que há uma verdade e ela tem nome.

“Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade.” João 17:17

Aliás, Tua palavra se refere à Bíblia, que é a palavra de Deus, e essas são palavras do próprio Jesus.

Sabe tem gente que diz que prefere não ler a Bíblia, mas Jesus falou com carinho a essas pessoas: “ Como vocês estão errados, não conhecendo nem a Bíblia nem o poder de Deus.” Mateus: 22:29, sabe porque, porque o conhecimento da verdade traz felicidade.

Ah! Sim… você não acredita nisso?! Ou seja, na Bíblia. Então ela mesma, sim, a Bíblia pode ajudar você nisso, em Romanos 10:17 lemos:

“Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.” – ou seja, continue lendo a Bíblia, porque é ela mesma que vai ajudar você a crer.

Mais um motivo para você estudar a Bíblia seria para que você não peque: “Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra Ti.” Salmo 119:11, e sabe o que não pecar significa? Que assim você será mais feliz.

Amigo, saiba que o centro da Bíblia é Jesus. Tudo nela aponta para o Filho de Deus feito homem. O Antigo Testamento prepara a Sua vinda; o Novo Testamento a realiza e indica Sua volta e o começo da vida eterna.

Para que você possa interpretar a Bíblia, antes de ler a Bíblia, peça que o Espírito Santo ilumine a sua mente para que se possa compreender e aplicar corretamente os seus ensinos na sua vida  diária.

O cristão que estuda a Bíblia todos os dias e que a utiliza como sua própria intérprete, mediante a ação do Espírito Santo, será capaz de entender corretamente suas palavras, pois é o Espírito Santo quem ajuda o leitor nessa interpretação

Então, vai deixar passar a chance de entender melhor sobre como ser mais feliz no seu dia-a-dia? Claro que não, não é mesmo?! Venha ler a Bíblia você também.

Fonte: http://biblia.com.br/perguntas-biblicas/biblia/introducao-geral-a-biblia/

6 - Por que eu devo estudar a Bíblia?

Para ser livre!!! Sim! É isso que a Bíblia nos dá: liberdade.

Quer confirmar? Leia João 8:32

“ E conhecereis a verdade e a verdade libertará vocês.”

Sim, tem gente que acha que beber, fumar, transar ou até mentir é ser livre. Mas na verdade o que você tem é o livre-arbítrio para decidir o que fará, se será escravo do pecado ou livre em Jesus.

Sabe porque eu falo isso, porque eu nunca vi ninguém viciado em Jesus de tal forma que não consiga se libertar, na verdade você tem a liberdade de ir e vir quando quiser, contudo cansei de ver pessoas escravas de vícios. Pessoas que não conseguem parar de beber e vivem ferindo suas famílias e a si mesmo, que fumam e são destruídas pelo câncer, mas não conseguem deixar o vício, que se envolvem no sexo ilícito com pessoas diferentes e depois dizem que não conseguem viver uma vida normal.

Sem falar aquelas que mentem e vivem com medo de serem descobertas, tiram a vida e tem suas vidas presas em prisões literais ou vivem em fugas que não tem fim. Aquelas que roubam, que mesmo conseguindo fortunas se viciam de tal forma que querem mais e mais e continuam roubando mesmo correndo o risco de serem descobertas.

Olha, sem dúvida as verdades bíblicas nos libertam das prisões desse mundo, e nos tornam seres livres. Eu quero ser livre, e você?

Outro motivo para estudar a Bíblia é para não ser enganado… Sabe como é, num mundo cheio de gente falando tantas mentiras, a Bíblia é a segurança que que não seremos enganados: olha o que ela mesma diz em Efésios 4:14:

“Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados.”

Ainda lemos em 2 Timóteo 4:3: “Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir.”

Taí, você quer motivos melhores do que esses para estudar a Bíblia? Na boa, não estou nem um pouco a fim de ser enganado.

Afinal, só a Bíblia tem comprovação segura de verdade sólida, não importa quanto tempo passe ou o tempo em que vivemos, leia isso:  “Seca-se a erva e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre.” Isaías 40:8

E você, já leu a sua Bíblia hoje?

Fonte: http://biblia.com.br/perguntas-biblicas/biblia/qual-a-importancia-da-biblia-para-os-adventistas-do-setimo-dia/